top of page

SIPAT Comunitária

Todos os anos, o Sinduscon-NH, em colaboração com o Sesi,  organiza a Semana Interna da Prevenção de Acidentes no Trabalho – SIPAT Comunitária da Construção Civil e do Mobiliário.

Em 2013 a Sipat passou a ser itinerante, levando os palestrantes até as empresas que fazem parte da ação, atingindo assim um maior número de participantes.

Com este projeto o Sinduscon-NH busca colaborar com as CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidente) das empresas da Construção Civil e do Mobiliário, para o cumprimento do dispositivo legal conforme determinação da NR 5 (Norma Reguladora), da portaria 3214/78 do Ministério do Trabalho e Emprego, que diz que a CIPA deverá promover, anualmente, em conjunto com o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho), onde houver, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT.

O objetivo é oportunizar a participação dos trabalhadores em atividades educativas, culturais e sociais voltadas à preservação da vida, despertando em cada trabalhador a importância da adoção de uma consciência e conduta prevencionista nas atividades laborais e a consequente redução dos custos operacionais.

O tema da SIPAT é sempre a Segurança no Trabalho, e dentro deste assunto são apresentados temas como Equipamentos de Proteção Individual, saúde do trabalhador, combate ao alcoolismo e tabagismo, relacionamento interpessoal, nutrição, preservação ambiental, reciclagem, entre outros. 

bottom of page