PAZ NOVO HAMBURGO

MOVIMENTO  #PAZ

O Sinduscon-NH é uma das 50 entidades que formam o Movimento #PAZ, movimento que teve início em 2014 com o assassinato de Gabriel Rodrigues, diretor do Sindicato e da empresa Regabi  e hoje é reconhecido nacionalmente por suas ações e resultados na área da segurança pública.

Com 2 anos de existência, muitas conquistas foram obtidas, entre elas, a instalação de um sistema de videomonitoramento no entorno do presidio de Novo Hamburgo com objetivo de eliminar as fugas dos detentos que antes eram diárias, conserto de viaturas da Brigada Militar e Policia Civil, cursos de formação para os presos com foco na ressocialização, constituição de uma comissão de fiscalização das cartas de emprego onde os  detentos do semiaberto trabalham, campanhas de conscientização e participação da sociedade no combate à violência, construção de alojamento para agentes penitenciários que atuam na cidade, lançamento do projeto Amigo do #PAZ que em parceria com mais de 130 estabelecimentos comerciais oferecem descontos para todos os agentes que atuam na segurança e do Portal da Vigilância Cidadã que aproxima os cidadãos das forças de segurança pública e mapeia os focos da criminalidade, constituição da Central da Vigilância Cidadã num trabalho integrado das forças de segurança pública e as empresas de segurança privada, palestras em escolas, projetos regionais como a ampliação dos serviços do Instituto Geral de Perícias, construção de um presidio regional fechado e a instalação de um cercamento eletrônico para combate de furtos e roubos de veículos.   

No mês de junho de 2015, representantes do Movimento #PAZ estiveram em Brasília, para apresentar uma proposta que altera o Código Penal e a Lei de Execuções Penais. A iniciativa, que prevê a extinção do regime semiaberto, maior tempo de cumprimento da pena no regime fechado, retorno do exame criminológico, fim das saídas temporárias e trabalho interno nas penitenciárias, foi abraçada pela bancada gaúcha e transformada no Projeto de Lei número 3174/2015 em outubro de 2015. Atualmente está na pauta da Câmara dos Deputados para apreciação. 

O Sinduscon-NH esteve presente apoiando o Movimento em Brasília, como em todas as demais ações. Conheça mais o Movimento #PAZ no Facebook @movi.paz.