APROVAÇÃO ELETRÔNICA

Em 2014, o Sinduscon-NH firmou parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, visando agilizar o andamento dos projetos, desde o protocolo de entrega das plantas até liberação das mesmas.

Trata-se da  “Aprovação Eletrônica de Projetos da PMNH”, no qual estão sendo testados três diferentes projetos, de distintos profissionais/empresas de projetos.

No início do processo, o responsável técnico envia o projeto a ser aprovado em sistema CAD no formato “DWF”. O analista da Secretaria procede com as verificações de praxe, faz as correções e solicitações necessárias, que ficarão demarcadas eletronicamente de modo que o autor possa corrigi-las ou contestá-las. Após a correção do autor do projeto, este remete novamente à PMNH e o sistema permite, através da comparação de versões em cores diferentes, que o analista revise somente o que foi alterado nos projetos. Durante o processo, toda a comunicação é feita eletronicamente, evitando impressões e plotagens desnecessárias.

Para a realização deste sistema, foi contatado o Consultor Especialista em Building Information Modeling – BIM,  Arq. Rogério Suzuki, que está orientando a implementação dos processos.

O objetivo do Secretário Moisés Luiz Medeiros de Souza, é passar a exigir gradativamente que os projetos sejam apresentados eletronicamente, o que facilitará muito o andamento para ambas as partes. Segundo o Secretário, 80% dos problemas nas análises de projetos se devem a conflitos entre pranchas, anotações no projeto, aspectos técnicos que serão mais facilmente corrigidos, agilizando o processo de aprovação.

O presidente do Sinduscon-NH comemora a parceria com a Secretaria e a possibilidade de implantar este sistema, que certamente diminuirá não somente o tempo de aprovação, mas facilitará muito o trabalho dos técnicos – sem falar no ganho em sustentabilidade ambiental, ao evitar a impressão desnecessária de várias versões do projeto durante os trâmites de aprovação do mesmo.