AÇÕES SINDUSCON-NH

1. Defesa dos interesses da categoria econômica representada, através da negociação coletiva com a categoria paralela e também diferenciadas. Sem Sindicato, não existe Convenção da categoria e as relações com empregados passam a ser regidas somente pela CLT.

2. Representatividade em diversos Conselhos do município de Novo Hamburgo, onde são definidos os rumos da construção civil de nossa cidade:

3. Representatividade junto ao Poder Executivo e Legislativo do município, apresentando ideias e projetos, monitorando ações que possam impactar no dia a dia das empresas do setor. Por exemplo da Lei Complementar 2.946/2016 que institui o Projeto Legal de Arquitetura, e da Lei 2.979/2016, que trata da obrigatoriedade da instalação de hidrômetros individuais nos condomínios, bem como, individualiza a cobrança no consumo para cada unidade condominial.

4. Representatividade junto ao Senai e Sesi e ainda junto ao Sebrae, buscando recursos e desenvolvendo projetos conjuntos, subsidiados, que atendam às necessidades do setor, especialmente na qualificação da mão de obra e desenvolvimento das empresas, promovendo o melhor aproveitamento possível do valor recolhido pelas empresas. Como exemplo:

5. Representatividade junto ao Conselho Estadual da Construção, fórum do qual participam todos os Sinduscon’s do RS, trocando informações e realizando ações de qualificação e de defesa do setor.

6. Realização do 5º Seminário de Inovação e Tecnologia da Construção e do 3º Seminário de Gestão de Pessoas e Segurança do Trabalho, reunindo mais de 500 pessoas que participam gratuitamente dos eventos.

7. Realização de cursos e palestras na sede do Sindicato, com temas atuais e relevantes para as empresas do setor.

8. Realização de encontros com fornecedores, gratuitos, na sede do Sindicato, oportunizando o conhecimento de novas tecnologias e serviços.

9. Realização de reuniões mensais do Grupo RH (Recursos Humanos) e SST (Saúde e Segurança do Trabalho) com a participação de representantes de diversas empresas do setor, que trocam ideias, assistem palestras de atualização de conhecimentos e contribuem na organização da SIPAT.

10. Representatividade junto a FIERGS e CNI, entidades que mantem forte representação jurídica e política, acompanhando em nível estadual e nacional os projetos de lei que possam impactar no dia a dia das empresas, organizando a defesa junto a parlamentares e setores do governo, tendo obtido no ano passado, resultados como:

11. Representatividade junto ao COTECON – Conselho Técnico da Construção Civil, criado pela nova diretoria da FIERGS.

12. Representatividade junto à Câmara Brasileira da Indústria da Construção, entidade nacional que é ligada a CNI e que lidera todas as ações nacionais em busca da defesa e melhoria do setor da construção civil, além de fazer uma representação forte e impactante junto aos parlamentares. Entre tantos resultados, podemos destacar:

O Sinduscon-NH oportuniza ainda: